terça-feira, 2 de abril de 2013

Tabule de Quinoa


"Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito."

Machado de Assis




Ingredientes:

1 xícara (chá) de quinoa-real em grãos
1 tomate sem pele e sem sementes, cortado em cubinhos
1 cebola média picada
1 dente de alho grande picado
3 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de hortelã picada
raspas de 1 limão 
suco de 1 limão 
2 colheres (sopa) de azeite 
2 xícaras (chá) de água 
sal a gosto


Como fazer:

Em uma panela, coloque a quinoa-real e a água. 
Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 25 minutos até a água secar, com a panela entreaberta. Transfira a quinoa para uma tigela e deixe esfriar. 
Na tigela com a quinoa, misture todos os outros ingredientes e mexa bem.
 Leve à geladeira.
Um pouco antes de servir, tire o tabule da geladeira e deixe descansar um pouco à temperatura ambiente. 
Se quiser, sirva com coalhada seca e pão sírio.



Quinoa a toda poderosa


Os benefícios da quinoa são muitos: acelera o metabolismo, evita a produção excessiva de insulina e possui carboidratos de baixo índice glicêmico, que demora mais para ser transformado em açúcar pelo sangue. Além disso, limpa as artérias do coração e combate a anemia. Há quem diga que é bom também para melhorar a memória e a imunidade.

O alimento também é considerado muito calórico! Cada 100 gramas correspondem em média 350 calorias. Por isso, coma de forma controlada! A quinoa é isenta de glúten e pode ser recomendada para quem tem intolerância aos alimentos à base de trigo, cevada, centeio e aveia (doença celíaca).

Há uma grande diversidade de tipos de quinoa, mas a mais conhecida é a chamada quinua real tem grãos maiores e só cresce na Bolívia (até o momento). Há quem diga que a quinua real é considerada melhor.

quinoa em grão deve ser colocada em uma panela com água fervente e sal, deixar por quinze minutos. Proporção de duas xícaras de água para uma de quinua. Os grãos triplicarão de volume. Em seguida, peneirar e conservar em geladeira por até três dias. A quinua dessa maneira pode ser utilizada em cozidos, sopas, saladas, tortas, refogados ou como utilizaria grãos de trigo, fazendo quibe, por exemplo.

A quinoa em flocos é usada como os flocos de aveia – em salada de frutas, vitaminas, iogurtes e até polvilhado em sopas.

A quinoa em farinha substitui a farinha de soja e pode ser usada na base de pão, macarrão, adicionadas à salada ou ao suco.


Fonte:( Mulher Digital ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário