quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Organizar a despensa :


Dicas para organizar a despensa :
A primeira dica para organizar a despensa começa com a lista de compra. Sabendo o que vai ser comprado, fica mais fácil armazenar o que será utilizado primeiro e o que fica guardado por mais tempo.
Tenha uma lista na cozinha e sempre anote o dia que terminou determinado produto, assim você acerta sua lista de compras mensal. No próximo mês, você não corre o risco de outra vez, ficar sem aquele produto.
• Produtos que tem uma validade maior podem ser estocados em maior quantidade.
• No dia anterior ao da compra do mês, limpe e organize sua despensa.
• Ao limpar a despensa, desocupe uma prateleira de cada vez. Limpe uma por uma e guarde os produtos de volta, passando um pano úmido por fora de suas embalagens.
Essa é a hora para verificar o que está faltando, para providenciar que tudo seja comprado no dia seguinte.
• Coloque os produtos novos atrás dos que já estavam na despensa e tinham sobrado do mês anterior. Assim, você estará sempre usando os produtos que estão em sua casa há mais tempo.
• Se você comprar um alimento, use-o para que ele não perca a validade.
• Aproveite para verificar a data de validade do produto e se ele vai vencer, utilize-o em alguma receita, para não ter que jogá-lo fora em breve.
Muitos produtos, quando guardados por muito tempo desenvolvem bichinhos ou mofo.
• Se esqueceu um produto na prateleira por mais tempo? Verifique se não tem carunchos.  Os carunchos são besouros que atacam os produtos armazenados como feijão, arroz, trigo, milho, farinhas e farelos, chás e outros produtos desidratados.
• Evite comprar coisas, que dificilmente usaria, só para ter na sua despensa.
Uma despensa bem organizada deve ter sua arrumação por itens. Óleos, azeite, vinagre e outros temperos devem ser colocados juntos. Depois, farinhas, açúcar, sal, café, arroz, feijão, etc. Latarias salgadas, como molhos, ervilhas, maionese. Latarias doces, achocolatados, leite condensado, leite em pó, etc.
Você pode arrumar do seu jeito, mas organizando por grupo, fica mais fácil de localizar o que deseja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário