segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Semente do bem

Aquele quesemente ao que semeia e pão ao que come, também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça (2 Coríntios 9:10  )


Alimentação contendo sementes traz benefícios para a saúde, pois elas são fontes ricas em vitaminas C, E, complexo B e sais minerais, como potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio. Por isso, as sementes nos fornecem antioxidantes para combater os radicais livres que danificam as células do corpo. Sementes ainda contêm muita fibra alimentar, que regulariza o funcionamento do intestino e evita prisão de ventre.


Papoula:
As sementes da papoula são utilizadas principalmente no preparo de pães e doces e também como aromatizante.

Gergelim:
Essas sementes são ótima fonte de proteínas. Além disso, o gergelim também é rico em gordura, da qual pode-se fabricar um óleo comestível popular na cozinha oriental. A semente do gergelim é muito utilizada para dar sabor aos pães.

Girassol:
O óleo de semente de girassol é bastante popular na Europa. As sementes de girassol são ricas em Vitaminas E, D e complexo B


Sementes

Linhaça 
A linhaça é a a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada em culinária, sendo consumida com casca. Dela também se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Ómega 3, Ómega 6 e Ómega 9. Além disso, o óleo de linhaça é usado na indústria cosmética e em farmácias de manipulação. Outros usos do óleo de linhaça incluem a fabricação de linóleo e a diluição de tintas a óleo para pinturas de telas.


Quinoa 
A quinoa é um grão originário dos Andes bolivianos e começou a ser cultivada há mais de 5 mil anos. Assim como a batata e o milho, a quinoa era a base da alimentação do império Inca. A quinoa é altamente proteica, rica em hidratos de carbono complexos e fibras de digestão lenta. Foi considerada pela ONU como o alimento mais completo do planeta, pois o seu valor nutritivo é comparado ao do leite materno. Apresenta-se na natureza em mais de 17 variedades. Na nossa mesa podemos encontrá-la sob a forma de flocos, grão e farinhas.

Fonte: Wikipedia



     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário