segunda-feira, 11 de abril de 2011

Delícias do milho

A tradicional Festa do Milho de Água Vermelha.
Que realizou-se em 9/10 de abril de 2011.

 Além das delícias produzidas a partir do milho, a população pode assistir aos shows musicais e adquirir peças do artesanato local.

Como nas edições anteriores, a festa foi realizada na avenida Bela Cintra, em frente à Igreja de São Roque.
Vários pratos da culinária brasileira, como curau, pamonha, creme de milho, bolos, sorvete, sucos e milho verde cozido estava à disposição do público, além claro, da tradicional “Chica Doida” (massa de milho verde recheada com queijo, linguiça, palmito e azeitona), uma das delícias mais pedidas na Festa.
Foram utilizadas mais de 100 mil espigas de milhos na confecção de todos os pratos do cardápio e gerados cerca de 250 empregos temporários. Mais de 100 expositores (70 para barracas de alimentação e 35 de artesanato) se inscreveram para participar da 9ª Festa do Milho de Água Vermelha.


Foto: Marisa Alarcom
Receita de pamonha
 6 espigas médias de milho verde bem novo
 2 colheres de sopa de açúcar
 1/3 lata de leite
 meia lata de leite condensado
 2 colheres de sopa de coco ralado (opcional)
Como fazer:
Primeiro pegue as espigas de milho, corte a base e descasque-os, limpe bem as folhas e as espigas.

Em seguida rale as espigas, ou caso queira, corte o milho rente à espiga, e bata no liquidificador com o açúcar, leite condensado e o leite. Caso queria o coco ralado pode ser incluído. Reserve esta mistura.
Em uma panela fundo afervente bem rápido as folhas de milho para que elas amoleçam. Separe as que ficarem menores e desfie formando tiras estreitas.
 Com as maiores pegue a folha e segure-a no sentido do comprimento e faça duas dobras sobrepostas, em seguir dobre ao meio, unindo as extremidades abertas. Atenção, as folhas tem que estar totalmente revestidas pela palha para que não escorra o creme de milho na hora de embalar.
 Agora segure o pacotinho feito por você pela extremidade e encha-o com o creme de milho, deixando bastante espaço vazio na borda e feche o pacote, amarrando com a tira.
 Em panela de 20cm deposite os pacotinhos e cozinhe em água fervente até que a palha amarele e as pamonhas fiquem firmes. Quando chegar a este ponto retire-as da água e escorra bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário