terça-feira, 8 de outubro de 2013

SLOW FOOD


Devagar é Mais Saboroso






É através dos alimentos que obtemos os nutrientes essenciais para a manutenção da vida e a energia necessária para as nossas atividades diárias. Uma alimentação de qualidade é, sem dúvida, prioridade para quem quer manter a saúde. Porém, por boa alimentação deve-se entender não apenas a composição nutricional dos pratos, mas também a forma como são consumidos.
Pensando nisso, surgiu, em 1986, a filosofia do slow food, que estimula o consumo de comidas de qualidade, reconhecendo a importância do prazer por meio da alimentação. Fundado pelo italiano Carlo Petrini, o movimento propõe uma mudança no hábito de comer, de forma que a refeição seja uma ocasião de prazer e alegria.
Assim, apreciar a companhia de pessoas queridas ao redor da mesa, saborear cada garfada, comer de forma consciente e responsável e abandonar o hábito de alimentar-se mecanicamente são alguns cuidados observados por seus seguidores. Para incorporar tais mudanças à sua rotina, os adeptos deste movimento treinam os sentidos, redescobrindo e valorizando o prazer de comer. Aromas, texturas e cores são apreciados, e o momento das refeições volta a ser considerado excelente para se confraternizar, trocar ideias e experiências – algo bem diferente de comer um hambúrguer, em poucos minutos, em um balcão de fast food.
Além disso, quem segue a linha slow food opta pelo preparo de receitas caseiras e usa ingredientes frescos, conscientes de que a refeição é uma excelente oportunidade para consumir nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, os seguidores do slow food escolhem com cuidado aquilo que irão ingerir, buscando produtos regionais, artesanais e produzidos de forma que respeitem o meio ambiente e as pessoas que o produzem. Dessa maneira, assumem uma alimentação saborosa, consciente e responsável, reconhecendo as conexões entre o que põem à mesa e o planeta, e investindo na melhoria da qualidade de vida.
( fonte:Sadia )





 Se você pretende abraçar a causa, primeira providência;
Descartar sopas e macarrão instantâneos. Feito isso, prencha a despensa com temperos variados e a geladeira com alimentos frecos. Mas nada adiantará esse esforço se a pressa continuar a ditar o ritmo das garfadas!


 Ingredientes da Salada:

Agrião
Acelga
Tomate cereja
Abacate
Manjericão
Nozes
Queijo fresco
Pêssego
Sementes de Chia, Linhaça
Azeite e sal


2 comentários:

  1. Oi Marisa

    A salada deu água na boca. Muito parecida com as que como aqui. Ingredientes frescos e naturais já costumo usar, o lixo daqui de casa tem poucas embalagens industrializadas, é um saco de cascas de frutas e legumes, talos e folhas velhas de hortaliças, o maior consumo por aqui é desses alimentos. As fibras de cerais também fazem parte do consumo diário, chia, flocos de quinua, linhaça, aveia, fibra de maracujá, etc. Mas, comer calmamente, rodeada de pessoas queridas, fazendo das refeições um intenso prazer é algo que a vida não permite totalmente, são tantos afazeres e obrigações que à refeição são destinados poucos minutos sem muitos rituais, o que é uma pena!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Van

    Realmente, adotar os princípios da macha lenta gastronômica nos dias de hoje é difícil, mas devemos nos permitir, pelo menos uma vez por semana, reunir a família, amigos, faz bem para a
    alma e para corpo!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir