quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Receita típicas do Rio Grande do Sul.


 “cuecas viradas”, “cama de gato” ou “cavaquinho”.

 Eu gosto do nome “cueca virada”.  
Além de ser engraçado, quando eu olho para uma delas, o que me vem na cabeça é justamente uma cueca virada, daquelas que os maridos adoram deixar no chão do banheiro (defendendo o meu, ele não faz isso ta?).


500 gramas de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara de açúcar
3 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de azeite.
Leite (esta medida eu tenho "meio de olho", tem que ir acrescentando o leite até atingir o ponto de uma massa para pão)
Raspas de laranja à gosto
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de fazer:

Em uma tijela, misture todos os ingredientes. 
Em uma mesa enfarinhada, despeje o conteúdo e sove a massa por alguns instantes. 
Abra a massa com um rolo.
Corte a massa em retângulos de mais ou menos 10x5cm. 
Com o auxílio de uma faca, faça um pequeno corte na vertical (o suficiente para passar o dedo polegar). 
Pegue uma dos lados do retângulo e passe por este corte, “invertendo” a massa. A idéia é que fique parecendo uma cueca virada mesmo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário